Tuesday, June 29, 2010

Trabalho, vida, felicidade

Dizem que toda a gente tem de trabalhar. Cheguei à conclusão que é verdade.
Dizem que a vida é dura. Cheguei à conclusão que é semi-verdade.
Dizem que realmente importante é ser feliz. True story...

A maneira como tenho orientado o meu dia a dia não tem tido o objectivo final de trabalhar em algo específico. Não consigo muito bem imaginar-me a fazer X ou Y durante o resto da vida. Talvez por isso seja tão difícil para mim estudar e acabar o curso que me assombra há anos... Estou preso e não gosto desta sensação. Pode-se dizer "ninguém te obriga a isso". Pode...mas não é a mesma coisa. Tenho uma mentalidade curiosa nesta área. Por um lado desistir não faz parte do meu dicionário mas por outro sinto-me cansado de querer fazer e acabar sempre no mesmo vai-que-não-vai...Trabalhar em algo que gosto já é meio caminho andado e o amanhã vai ser melhor. Gostava de ser uma pessoa driven.

A vida é definitivamente dura. Ter mais obrigações que direitos há-de sempre ser difícil. Um tipo recebe cartas das finanças para pagar multas e tem de passar lá 2h a explicar as coisas. Acaba por sair de lá com uma redução gigante do valor da coima (já me faz lembrar o policia e "porta estroncada e rádio subtraído") e vem para casa a pensar que se fosse alguém sem capacidade de argumentação já tinha sido lixado pelo sistema. Vida dura...

Ser feliz é o que todos os seres humanos almejam. Somos injectados com desenhos animados desde cedo com contos de fadas em que tudo é bonito e o "live happily ever after". Na minha opinião somos prejudicados por esta mentalidade enraizada de que pode vir a existir um mundo perfeito e que só precisamos esforçar-nos. Altamente prejudicados. Apesar de achar que todas estas histórias têm uma função importantíssima de educar as crianças com valores muito importantes, altruísmo e tudo o que demais é importante para uma vida futura com integridade. Mas ao mesmo tempo penso que muita da infelicidade das pessoas começa aqui...Quantas pessoas conhecem que tenham encontrado o "Princípe encantado"? E quantas conhecem que tenham a casa dos seus sonhos ou ainda o carro que sempre sonharam? Pois...
Para mim um dos problemas das pessoas, de todos nós diga-se, é querermos sempre que a nossa vida fosse como nos filmes. Não é.

Dito isto, quero frisar que acho que todos devemos sempre apontar para objectivos elevados e que nos façam felizes. Mas viver frustrado toda a vida porque ainda não tenho aquela casa ou aquele carro não é maneira de viver. Equilibrio.

Abreijos
<3

No comments:

Post a Comment